Como aumentar o seu conhecimento técnico laboratorial?

Todos queremos ser uma versão melhor de nós mesmos. Uma maneira de se tornar uma pessoa mais desenvolvida é por meio da atualização do seu conhecimento técnico.

Se você quer obter sucesso e destaque na carreira, é preciso subir de nível para acompanhar a sua principal concorrência: você mesmo. Um profissional que trabalha em um laboratório tem muitas possibilidades de crescimento, todas elas baseadas no nível educacional. Isso é, deste um técnico de laboratório, passando para analista até chegar a funções de gerenciamento.

Conheça nosso software para laboratórios e Centros de Pesquisa

Quais as principais maneiras de se tornar um profissional de laboratório melhor? Entenda como aumentar o seu conhecimento técnico laboratorial!

Melhore sua autoconfiança e ambição profissional

A ambição e a confiança são dois grandes catalisadores do sucesso profissional! A confiança o fará triunfar em suas atividades diárias e a ambição o levará adiante, rumo aos seus objetivos.

Confiança é, talvez, o mais óbvio dos traços de profissionais bem-sucedidos. Afinal, a maioria de nós consegue se lembrar de um profissional que conquistou seus sonhos graças à sua confiança.

Também conhecemos pessoas competentes, porém que não possuem nenhuma autoconfiança e acabaram sendo prejudicadas profissionalmente por isso. As pessoas tendem a seguir líderes confiantes, pois parecem pessoas com decisões mais confiáveis.

Como obter confiança e ambição?

Se a sua autoconfiança não está boa, não se preocupe. Um bom exercício para isso é repetir a si mesmo que é capaz e visualizar o seu sucesso sempre. Embora isso possa parecer banal, seu cérebro passa a se transformar por causa dessas palavras!

Você pode melhorar sua ambição olhando profissionais e pessoas que admira. Observe a trajetória dessa pessoa, como ela alcançou a posição que ocupa atualmente e, principalmente, se ela está feliz com o sucesso alcançado.

Outra boa maneira de melhorar a sua ambição é não ficar preso em uma rotina. Candidate-se a novas posições que lhe interessem e saia da sua zona de conforto.

Aonde você quer chegar?

Pense aonde você quer chegar e quais as as etapas que você precisa cumprir para chegar lá. Não espere que as oportunidades venham até você e não crie desculpas impeditivas. As pessoas bem-sucedidas tendem a correr os riscos que as pessoas comuns fogem.

Leia muito

A leitura é mágica! Ela melhora nosso raciocínio, ajuda-nos a escrever melhor, ensina novas habilidades e conhecimentos.

Portanto, se você quer progredir em sua carreira, precisará ler muito. Leia não apenas livros técnicos e relacionados à sua área, busque diversificar: toda leitura é válida e nos ajuda profissionalmente. Assine Newsletters relevantes, busque em blogs e portais de notícias novidades que possam ajudá-lo a estar a frente e também boas publicações relacionadas à sua área.

Obtenha certificações

A certificação não apenas ajuda a impulsionar a sua carreira, como é um pré-requisito de trabalho em muitos laboratórios do país. Muitos empregadores exigem certificação porque sabem que os profissionais certificados estão comprometidos com sua profissão e com o laboratório.

Os indivíduos certificados também tendem a desfrutar de salários mais altos e maiores oportunidades promocionais. Outra forma de obter um apoio profissional é ajudando o laboratório a obter os melhores índices de qualidade por meio da certificação, acreditação e proficiência:

Certificação

Trata-se de um processo em que é realizada a verificação de padrões e normas internas. Normalmente, essas normas são estabelecidas pela empresa ou outra entidade externa, como a International Organization for Standardization (ISO). A certificação tem por objetivo a capacitação dos colaboradores e a melhoria dos processos internos.

Acreditação

A acreditação é um processo voluntário, revisado por terceiros. Como parte da acreditação, o sistema de gestão da qualidade de um laboratório é avaliado de forma regular para garantir a continuidade da competência técnica e o cumprimento da ISO / IEC 17025. A acreditação de laboratório só pode ser concedida por um órgão de acreditação.

Proficiência

Determina o desempenho de laboratórios individuais para testes ou medidas específicas. É usado para monitorar o desempenho contínuo dos laboratórios. Basicamente, o teste de proficiência compara os resultados de medição obtidos por diferentes laboratórios.

Faça cursos para melhorar o currículo

Técnicos de laboratório

A formação é um dos maiores aliados para técnicos de laboratório que almejam crescer profissionalmente. Para quem trabalha em laboratório, existe uma extensa quantidade de cursos e certificações.

Para escolher quais deles fazer, pense no que você almeja para a sua carreira. Os técnicos de laboratório possuem competência para realizar a coleta, o processamento e a análise de procedimentos de laboratório. Também atuam na manutenção de instrumentos e na comparação de achados laboratoriais.

Analistas de laboratório

Os analistas de laboratório possuem uma base de conhecimento teórica mais extensa. Portanto, eles não apenas realizam procedimentos de laboratório, incluindo análises muito sofisticadas, mas também avaliam e interpretam os resultados.

Eles integram os dados, resolvem problemas, consultam, realizam pesquisas e desenvolvem novos métodos de teste. Se deseja crescer como analista dentro de um laboratório clínico, por exemplo, cursos e análise clínica, bioquímica, interpretação de hemograma entre outros são cursos bastante recomendados.

Gestor de laboratório

Se o seu interesse é se tornar gestor de laboratório, é preciso buscar cursos específicos para a gestão de pessoas, projetos e estoque. O mais importante é nunca parar de aprender.

Esteja atento também às principais publicações científicas, sites especializados, profissionais e empresas que dão treinamento e podcasts da área. Hoje, graças à internet, há muitos recursos disponíveis para o profissional que deseja se especializar.

Como visto, progredir na carreira exige uma série de competências (técnicas, psicológicas e comportamentais), bem como cursos e certificações. Um profissional competente é uma grande vantagem para o laboratório. Investir no crescimento pessoal e profissional é uma forma de ganhar qualidade de vida e segurança para você.

Tem mais alguma dica para melhorar a carreira dos profissionais de laboratório? Compartilhe comentando este artigo!

Veja também

Este artigo foi escrito por Interfusão TI

Desenvolvido por Ingage Digital